As soluções de audiovisual para colaboração em grupo
A partir de desktops e dispositivos móveis, os colaboradores em empresas e outras instituições realizam chamadas ad hoc de áudio e videoconferência, apresentam e partilham conteúdos, enviam mensagens instantâneas, agendam reuniões e muito mais. Usam aplicações na cloud e plataformas de comunicações unificadas (UC), como o Skype for Business da Microsoft (Lync) ou Jabber da Cisco, para realizar as suas atividades de comunicação multimédia.
Estes tipos de ferramentas audiovisuais são intuitivas e familiares para os utilizadores, com elevadas taxas de adoção dentro do ambiente empresarial, porque são muito fáceis de usar.
Mas quando os colaboradores se deslocam para um ambiente audiovisual (AV) tradicional para colaboração em grupos, ficam frequentemente dececionados e frustrados. Quer se trate de uma sala de conselho de administração, um centro de formação, ou um pequeno auditório, estas salas muitas vezes não têm acesso às populares plataformas de UC e soluções de entrega de conteúdos com base na cloud que se querem usar. Em vez disso, os utilizadores encontram soluções de colaboração com as quais não estão familiarizados ou que não são intuitivas.
Devido à complexidade destes sistemas, a tecnologia multimédia não é muitas vezes usada, a menos que haja um técnico disponível para ajudar a iniciar uma sessão. É uma necessidade premente misturar as capacidades das salas de ambiente audiovisual convencionais com a simples comunicação on-demand e a criação de conteúdos, fornecidos por plataformas de UC e aplicações baseadas na cloud.
Infelizmente, os sistemas de UC não são otimizados para ambientes de grupo que requerem múltiplas fontes multimédia.
Mesmo quando existe um sistema AV com várias câmaras, microfones e monitores, falta às plataformas de UC um método para controlar o sistema de ambiente audiovisual.
Num ambiente de grupo, a maioria das apresentações são para o público na sala e menos para os participantes remotos, que requerem a capacidade de apresentar e colaborar nos displays da sala em vez de dispositivo para dispositivo.
Um outro problema tem a ver com o facto das plataformas UC estarem mais focadas para a colaboração remota e pouco adequadas para apresentações locais onde todos os participantes estão na mesma sala.
Os sistemas multimédia e tradicionais de videoconferência resolvem o problema de múltiplas fontes para os participantes remotos, mas ficam aquém na facilidade de utilização local, na flexibilidade de TI e na capacidade de apresentação local.
Os sistemas audiovisuais profissionais, por outro lado, são excelentes em fornecer os recursos multimédia adequados para apresentações locais e várias fontes, mas não têm a capacidade de incorporar os participantes remotos.
Em última análise, os utilizadores empresariais querem o nível de funcionalidade que um sistema de AV profissional oferece, especialmente em ambiente de colaboração do grupo, mas também querem uma interface de UC intuitivo e acesso às aplicações baseadas na cloud com as quais estão familiarizados e que gostam de usar para criar conteúdos. Conjugar as duas tecnologias é onde reside o maior desafio para os profissionais de TI e AV encarregados de implementar esses sistemas.
Pedido de Informação
Quais os benefícios da colaboração em vídeo?
Aumenta a produtividade e a eficácia das conversas e reuniões remotas. Reduz os custos de deslocação com a diminuição das necessidades...
Leia mais
Onde posso usar a videoconferência?
Colabore a partir de qualquer lugar. Compreenda os diferentes ambientes de trabalho e as suas exigências. Por exemplo, cubículos, espaços...
Leia mais
Como posso usar a videoconferência?
Colabore naturalmente. Certifique-se de que a solução é de fácil utilização por todos para que não haja desperdício de dinheiro e te...
Leia mais
Posso integrar outros sistemas de comunicação?
Colabore com impacto. Selecione uma solução que possa integrar plenamente suas ferramentas de colaboração UC existentes, como o Microsof...
Leia mais
O vídeo será preferencial nas comunicações?
Segundo um estudo efetuado a mais de 1000 decisores, quase todos eles creem que a videoconferência é uma ferramenta de comunicação que e...
Leia mais
Perguntas Frequentes